Texto: Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não o vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (Mateus 9:13) (Leia também o início do texto para entender o contexto)

Introdução: Você já ouviu alguém dizendo a seguinte frase: “Vou consertar minha vida e depois eu busco Jesus”? Eu já. E sabemos que primeiro devemos aceitar a Jesus e aí Ele muda nossa vida. Mas a questão é que na prática, nós, os ditos evangélicos, somos os maiores responsáveis por esses pensamentos serem criados, porque muitas vezes agimos sem misericórdia, pois criticamos, acusamos e afastamos as pessoas por causa de nossas atitudes extremistas e religiosas e até usamos a Palavra para justificar nossa fala. Usamos a Palavra mas esquecemos da misericórdia. Então como igreja do Senhor, começaremos o estudo de hoje pedindo perdão em nome de todos aqueles que um dia agiram sem misericórdia com você e com qualquer pessoa que você conheça.  Perdoe-nos!

Jesus ama os doentes, os cansados e oprimidos :
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
(Mateus 11:28-30)
Jesus faz um convite a todos aqueles que estão casados, oprimidos e sobrecarregados.
Ele chama essas pessoas para irem até Ele; Ele não diz: vai descansar e depois volta, vai se limpar, vai consertar sua vida e depois volta. Pelo contrário, em outras palavras Ele diz: Vem aqui, fica perto de mim, porque assim você vai aprender comigo a ser manso e humilde e você vai achar descanso. Aprender comigo não vai ser pesado, porque meu jugo é suave e meu fardo é leve. (Se possível mostre uma imagem de um jugo e explique)

Jesus ama os pobres de espírito e os aprisionados :

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor. (Lucas 4:18,19) (Leia a partir do vs. 16 para entender o contexto)

• Se você não conhece o evangelho, se você tem mágoas, dificuldade de perdoar, se você é uma pessoa amargurada ou rancorosa, Jesus é para você; Ele tem a solução.
• Se você não consegue enxergar seus erros, se você tem dificuldade em admiti-los, Jesus é para você, Jesus se sacrificou por você;
• E se você ainda é aprisionado por algum vício, se o pecado ainda te impede de “consertar sua vida”, se você ainda tem alguns hábitos reprováveis pelo Senhor, fique tranquilo, Jesus é para você; Ele se sacrificou por você. Quando o reconhecemos como nosso Senhor e Salvador, o sangue dele nos purifica de todo pecado quando os confessamos para Deus. (1Jo 1:8-9) 


Jesus nos chama ao arrependimento (Mt 9:13)
Arrependimento no dicionário da língua portuguesa significa pesar ou lamentação pelo mal cometido. Já no original grego, arrependimento significa metanoia e tem um significado mais completo do que apenas uma tristeza pelo mal cometido. Trata-se de uma mudança de mente; uma mudança de meta e de planos. Mas fique tranquilo, volte ao texto de Lucas 4:18-19 citado acima e veja, o lindo detalhe chamado o Espírito do Senhor. A partir do momento em que recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador recebemos um ajudador chamado Espírito Santo e é Ele quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. (Jo 16:7-8)
Não fique preocupado em ter que, de um dia para o outro,  mudar totalmente seu estilo de vida, suas roupas, passar a faca nas tatuagens, jogar todos os cigarros no lixo e a cerveja ralo abaixo. Calma, Jesus entende o seu tempo. Tenha esse estilo de vida como meta (exceto a faca na tatuagem). Então respira fundo e peça ao Espírito Santo de Deus para te ajudar. Peça ajuda também ao seu líder de célula para orar por você. Mas não se acomode com seu estado atual. Vou sugerir uma oração muito poderosa: “Pai, eu te dou liberdade para tirar de mim tudo que te desagrada e me impede de Te ver, mas me ajuda porque eu não consigo sozinho. Amém!”
Talvez você se pergunte sobre que mudança de meta e planos seja essa. E esta também uma boa pergunta para você fazer ao Pai: Pai, quais são os seus planos pra mim? Ajude-me a caminhar em direção a eles. Mas Jesus nos deixou uma Palavra muito linda em João 10:10 que nos faz querer deixar o pecado e mudar de meta:

O ladrão não vem senão para roubar,  matar, e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)

Conclusão: o diabo nos faz ter hábitos e atitudes que nos destroem, que rouba nossa paz, rouba nossa família e mata nosso relacionamento com Deus, mas Jesus veio para nos dar vida e vida com abundância. As misericórdias do Senhor se renovam a cada dia sobre nossas vidas e nós temos o Espírito Santo de Deus para nos ajudar a termos uma vida abundante.

P.S.: Cigarro e cerveja não necessariamente te levam para o inferno, mas com certeza fazem mal para seu pulmão e seu fígado e Jesus se importa com todas as áreas da sua vida. Lembre-se: Ele tem vida abundante para você.

Esboço elaborado por Karina Siqueira Melgaço.
Publicado em Ministério Monte Sião.