A SANTIDADE é separar-se do pecado e viver em Deus e para Deus, através da sua maravilhosa graça que nos dá a santificação. 

Apocalipse 22:11d

“... e quem é santo, santifique-se ainda”

Santificação é Deus nos purificando; santidade é Deus nos capacitando a nos comportar de modo digno diante d’Ele através do Seu Espírito Santo. Se vivemos de modo indigno diante do Senhor é porque não temos buscado viver em comunhão com o Espírito Santo.

Uma vida de santidade é uma vida de retidão, entendendo que n’Ele e por Ele somos santos.

Deus não somente nos conclama a viver em santidade, mas Ele também nos dá a habilidade para isso através do Espírito Santo, ao qual nos dá uma força sobrenatural para vencer o pecado. Não devemos confiar em nossa própria força, mas orar ao Senhor para que Ele nos dê forças para vencer o pecado. 

Provérbios 3:5,6

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Não podemos viver esperando a transformação sem nos alimentarmos espiritualmente e tomarmos decisões práticas para fugir do pecado. Pois a nossa carne nunca irá se converter e mesmo que queiramos fazer o bem, haverá sempre uma luta interior para fazermos o oposto. 

Gálatas 5: 16,17

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”

A. Classificação

Podemos dizer que:

 Santificação = Posicional: (Ocorrida no ato da salvação). Todo salvo é santificado em Cristo Jesus. (1Co 1:2)

 Santidade = Experimental: Um processo que nos acompanhará por toda a nossa existência terrena. (Pv 4:18).

2 Coríntios 3:18

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

B. Abrangência

 No interior da pessoa: Assim como o pecado tem origem no interior da pessoa, assim também a obra de santificação deve começar pelo nosso interior, pois é do coração que procedem as saídas da vida (Pv 4:23).

 No exterior da pessoa: A obra de santificação também deve gerar frutos dignos de arrependimento e frutos que permaneçam. (Mt 5:16 e Ef 4:17-32)

C. Os agentes

 O agente divino: Deus através da ação poderosa do Espírito Santo é quem gera um viver santo no salvo

 O agente humano: O salvo também é responsável pela santificação de sua vida, colaborando assim na grande obra de um viver que agrade a Deus (Hb 12:13-14)

D. Recursos usados para a santificação

 Deus na sua graça colocou à nossa disposição, poderosos recursos para vivermos uma vida santificada. Vejamos:

 A Bíblia: A Bíblia Sagrada é um dos poderosos instrumentos usados por Deus para santificar a vida do crente (Sl 119:9 Jo 17:17).

 O Espírito Santo: O Espírito Santo foi enviado por Deus, para ajudar na santificação de nossas vidas. Quando o Espírito Santo habita na vida de um cristão, Ele se torna o maior motivador para uma vida santa (Rm 8:5).

 Oração: A oração sincera feita em nome de Jesus é um instrumento poderoso que devemos usar para a nossa santificação (Mt 26:41).

 O sangue de Jesus Cristo: O sangue do nosso Senhor Jesus Cristo foi derramado na cruz do calvário para nossa eterna redenção e contínua purificação de nossos pecados (1Jo 1:7).

 O jejum: O ato de nos abstermos de alimentos por um período de tempo, nos ajuda a vencermos a luta da carne contra o espírito e com isso, vencemos o pecado e crescemos no processo de santificação que será terminado com a vinda de Cristo.

E.  Por que devemos ser santos:

 Para nos tornarmos habitação da Presença de Deus: A santificação é uma forma de purificar nosso templo. (1 Co 3:16-17)

 Por causa da santidade de Deus: A santificação é necessária na vida do cristão, devido a um dos atributos morais de Deus, a sua Santidade (1Pe 1:15).

 Por causa da glória de Deus: Nós o povo de Deus temos uma grande missão neste mundo, que é glorificar o nome do Senhor nosso Deus, principalmente com a nossa maneira de viver (Mt 5:16).

 Por causa da necessidade de sermos usados por Deus: Fomos salvos para servimos a Deus neste mundo. A igreja é o instrumento usado por Deus para fazer as virtudes de Nosso Senhor Jesus Cristo conhecidas de todos;( 1 Pe 2:9)

Esboço elaborado por Karina Siqueira Melgaço.

Publicado em Ministério Monte Sião.