VOCÊ JÁ OROU HOJE?

Pv 4:23

23 Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

Todo os tipos de orações são muito importantes, sobremodo as orações que focam o fortalecimento do homem interior.

Quanto mais forte estiver nosso homem interior, mais facilidade teremos em nos comunicarmos com o Senhor e sermos cheios do Espírito Santo.

Nosso homem interior é formado pelo nosso espírito e alma, que por sua vez é formada por nossas vontades, decisões e sentimentos.

Orar pelo fortalecimento do homem interior é como tomar vitaminas. Nem sempre veremos o resultado na hora, mas a médio e longo prazo perceberemos a mudança com certeza.

1-  O fruto do Espírito

O fruto do Espírito é o caráter de Cristo em nós. Precisamos pedir ao Senhor que amadureça em nosso interior cada gomo desse fruto.

A maturidade de um cristão não é medida por seus dons espirituais ou por quantos versículos ele sabe de cabeça, mas pelo fruto do Espírito manifestado em seu caráter.  (Gl 5:22-26)

2- Zelo

Assim como o salmista, devemos desejar que o zelo pela casa e pela obra do Senhor nos consuma: (Sl 69:9 )

Uma boa dica para servirmos ao Senhor, é seguirmos a exortação do apóstolo Paulo: (Cl 3:23-24 )

2-  Dons sobrenaturais

(1 Co 12:31)

Devemos buscar com zelo e dedicação os dons sobrenaturais. Buscar com zelo significa buscar até receber, não desistir e nem desanimar.

4-  Motivação correta

O “caminho ainda mais excelente” citado pelo apóstolo no versículo anterior é o amor.

Devemos pedir que o Senhor gere em nós a motivação correta para a utilização desses dons. Nossa motivação deve ser o amor. (1 Co 13: 1-3)

Isso é muito profundo. Se nossa motivação para recebermos os dons não for porque amamos a Deus e queremos servir à sua igreja, de nada vale.

5-  Paixão por Jesus e por seu Reino

Devemos pedir ao Senhor que possamos ser como o rei Davi (Sl 27:4)

Devemos pedir ao Pai que transforme nossa mente e que nosso foco seja Ele e tudo que tenha a ver com o Reino d’Ele: (Mt 6:33)

Peça ao Senhor que te direcione para o centro da vontade d’Ele.

6 - Sabedoria e revelação

Se você pedir que Ele te direcione para o centro da vontade d’Ele, você vai precisar de sabedoria para executar aquilo que Ele vai te direcionar, e você vai precisar de revelação para agir de acordo com os planos d’Ele. (Ef 1:16-19)

7-  Controle da língua

Peça ao Senhor que te ajude a controlar sua fala (Tg 1:26)

8-  Auto-conhecimento

Devemos ser totalmente transparentes e pedir para que Ele sonde nosso coração e ilumine as trevas que ainda há em nós. Por causa do espírito de engano que tem assolado a igreja, essa oração é de suma importância para nós (Sl 139:23-24)

9-  Temor ao Senhor

Temor é um sentimento de profundo respeito e obediência.

Muitos cristãos, apesar de terem muitos anos de caminhada com o evangelho, têm perdido o temor.

Salomão foi um desses; no final da sua vida ele tinha perdido completamente o temor ao Senhor. Mas antes de se perder, ele nos deixou uma advertência sobre o temor, ele diz que o temor é essencial para o homem (Ec 12:13-14)

Esboço: Karina Siqueira Melgaço