Texto: Lc 9: 23-25

23E Jesus proclamava às multidões: “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz dia após dia, e caminhe após mim. 

24Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. 

25Porquanto, de que adianta ao ser humano ganhar o mundo inteiro, mas perder-se ou destruir a si mesmo?”

Textos Complementares:

Mateus 10:38: E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim.

Marcos 8:34: Em seguida, convocou Jesus a multidão e os discípulos, e os desafiou: “Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e venha após mim.

Introdução:

O Verdadeiro Evangelho trata da nossa responsabilidade com Jesus, responsabilidade esta que é de caráter pessoal e intransferível. Não podemos transferir ou acusar quem quer que seja aquilo que não somos capazes de fazer. Afinal a Palavra nos garante que Jesus nos deixou um Ajudador, o Espírito Santo, (Jo 14:15-16) exatamente para que não usemos quaisquer argumentos para tentar justificar a nossa falta de dedicação ao cumprimento das sua Leis, visto que o Senhor conhece muito bem a nossa natureza adamica. Entretanto, Ele nos deu uma direção, para que não sejamos enganados pela nossa própria natureza carnal:

1)  Negue-se a si mesmo:

Jesus estava dizendo, não ande pelas suas vontades, ao contrario deixe sua carne fraca, assim seu espírito vencerá e você podera me seguir.

2)  Tome a sua cruz:

Assuma as suas vergonhas e humilhações, não transfira a outros, essa vergonha é exclusivamente sua;

3)  Siga-me:

Faço o que estou fazendo, este é o Caminho. Obedeça!

Conclusão: o Caminho que Jesus nos ensinou é o Caminho para a vida Eterna e para que isso ocorra, precisamos morrer para as coisas que nos tiram dessa direção (Romanos 8:13) parafraseando, “morra vivo, se quiser viver após a morte física.” Não há outra forma de receber a vida Eterna a não ser através do evangelho da Cruz.

Hebreus 13:13: Saiamos, portanto, ao encontro dEle, fora do acampamento, levando conosco a mesma humilhação que Ele suportou.

Ele suportou toda humilhação e dor por amor de nós e pela nossa Salvação, mas para que sejamos Salvos precisamos seguir Seus passos, fazendo morrer a nossa natureza terrena juntamente com todos os nossos desejos carnais.

Jesus está nos dizendo: Você só conseguirá me seguir, se antes fizer o que estou fazendo. Eu estou deixando toda a minha nobreza, abrindo mão de todas as minhas razões, sendo envergonhado, perseguido, humilhado, açoitado para cumprir a vontade do Meu Pai, faça isso voce também. Vem! Segue-me!!!

2 Timóteo 2:11-13

…11 Esta palavra é absolutamente digna de crédito: Se já morremos com Ele, da mesma forma com Ele viveremos; 12 se perseverarmos, com Ele igualmente reinaremos; se o negarmos, Ele também nos negará; 13 mas se somos infiéis, Ele, entretanto, permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

1 Pedro 4:13

Contudo, alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória.

Esboço: Marcia Lembrance Morello