Texto: Deuteronômio: 31. 12. Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei; 

Significado de congregar:

- Juntar (gente em lugar determinado).

- Reunir-se, juntar-se (em congregação).

Introdução: Na antiguidade, quando não havia templos,  o povo ouvia o comando do Senhor e onde Ele ordenava que ficassem eles levantavam um altar de Adoração ao Senhor e se ajuntavam para adora-lo. Porém neste ajuntamento havia um propósito. No texto que lemos há quatro citações importantes que devemos observar, para entendemos o objetivo de congregarmos:

1) Ouvir: Ouvir também está ligado a obedecer, porém a obediência está intimamente ligada a fé. E a fé vem quando ouvimos a Palavra, não basta lermos as escrituras em voz alta, mas precisamos uns dos outros para edificação mútua. Por isso é importante congregar.

Romanos 10:16-17 "Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem?  Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo."

Provérbios 1:5 e 8. "Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, 8. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe."

2) Aprender: Jesus fazia e ensinava, assim Ele também nos ordenou a fazer.

Atos 1. 1-2 " Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;"

Mateus: 28. 19-20 Portanto IDE, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

3) Temer: A palavra descreve como sábio aquele que teme ao Senhor:

Salmos: 111. 10. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre. 

Provérbios: 9. 10. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. 

Provérbios: 1. 7. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. 

4) Cumprir: Jesus compara aquele que cumpre/ pratica a Palavra ao homem prudente.

Mateus 7:24 "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 

A Palavra também nos ensina que quando não praticamos a palavra vivemos no engano:  "Tiago: 1. 22. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." 

Conclusão: Portanto aprendemos com o texto que o ato congregarmos tem por propósito nos instruir na Palavra, para que alcancemos a estatura de verdadeiros cristãos,  obedientes, cheios de fé genuína, verdadeiros imitadores de Cristo, sábios e prudentes.

Esboço: Marcia Lembrance Morello