Texto: “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra” (2 Tm 2.20, 21).

Introdução: HONRAR. Segundo o dicionário, honrar é: Prestar honra e respeito a: honrar os sábios.  Venerar, reverenciar: honrar pai e mãe. Lisonjear, penhorar: muito me honra seu convite.  Satisfazer os compromissos: não honrou sua assinatura

No Velho Testamento, a palavra honra literalmente significava "pesado". "Pesado" no sentido de valioso, caro, precioso. Como um metal nobre avaliado por seu peso. Honrar alguém é colocar um valor maior na pessoa que em qualquer outra coisa. O oposto aplica-se à desonra. Podemos, pelo o que falamos e a maneira que tratamos uma pessoa, comunicar a ela que ela é de pouco valor para nós; que as suas palavras e seus esforços tem "pouco peso" no nosso modo de ver.

Mas a quem devemos honrar?

1. Honre a Deus:

Com lábios e coração: O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu” (Is 29.13).


Com exclusividade: Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Isaías 42.8).Com bens e primícias: Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” (Pv 3.9).

Quando não honramos: Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração” (Ml 2.2).


Quando honramos:Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará” (Jo 12.26).



2. Honre seu pai e mãe (sogro e sogra).


Com disposição de dar ouvidos: “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer” (Pv 23.22).


Com disposição de obedecer: “Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor” (Ef 6.1).

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (Cl 3.20).


Com ações práticas:Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus. Se algum crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas” (1Tm 5.4 e 16).


Quando não honramos nossos pais:

“O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe, filho é que envergonha e desonra” (Pv 19.26).

“Quem ferir seu pai ou sua mãe será morto” (Ex 21.15)

“Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe será morto” (Ex 21.17)

“Se um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue cairá sobre ele” (Lv 20.9)

“Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém!” (Dt 27.16)

“A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas” (Pv 20.20).

“Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos” (Pv 30.17).

“Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte” (Mt 15.4).


Quando honramos nossos pais: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Ex 20.12).

Dt 5.16“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”.

Ef 6.2, 3“Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.


3. Honre tantos outros:


A si próprio: “que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (1 Ts 4.4).


O Cônjuge: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hb 13.4).


Os mais velhos: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR” (Lv 19.32).


Os necessitados: “Honra as viúvas verdadeiramente viúvas” (1 Tm 5.3).
Os irmãos na fé: Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12.10).


Os pastores: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hb 13.17).



Conclusão: ... procurar a própria honra não é honra” (Pv 25.27).

Honrar deve ser um novo estilo de vida: Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (1 Pe 2.17).

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra” (Rm 13.7).

Roberto e Lourdes – Adaptado do esboço de Rodolfo Garcia Montosa

2019 – Chamados para servir!