Texto:

Mateus: 13. 19. Quando uma pessoa escuta a mensagem do Reino, mas não a compreende, vem o Maligno e arranca o que foi semeado em seu coração. Estas são as sementes que foram semeadas à beira do caminho.  

20. O que foi semeado em terreno rochoso, esse é o que ouve a Palavra e logo a aceita com alegria.  21. Contudo, visto que não tem raiz em si mesmo, resiste por pouco tempo. E, quando por causa da Palavra chegam os problemas e as perseguições, logo perde o ânimo.  22. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações desta vida e a sedução das riquezas sufocam a mensagem, tornando-a infrutífera.  23. Mas, enfim, o que foi semeado em boa terra é aquele que ouve a Palavra e a entende; este frutifica e produz grande colheita: alguns, cem; outros, sessenta; e ainda outros trinta vezes mais do que foi semeado”.  - Bíblia JFA Offline

Quando decidimos andar com Cristo, precisamos estar certos de que é necessário perseverança, pois o adversário tentará de todas as formas nos fazer desistir.

Portanto precisamos guardar algumas verdades na tábua do nosso coração.


1) Compreender o que Espírito Santo nos ensina através da Palavra: 

V 19. Quando uma pessoa escuta a mensagem do Reino, mas não a compreende, vem o Maligno e arranca o que foi semeado em seu coração. Estas são as sementes que foram semeadas à beira do caminho.  

Salmos: 119. 11. 

Em meu coração conservei tua promessa para não pecar contra ti. - Bíblia JFA Offline

Romanos: 10. 9. Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo!  10. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.  - Bíblia JFA Offline

2) Ouvir a Palavra com atenção:

Não podemos nos esquecer dos detalhes da Palavra.

20. O que foi semeado em terreno rochoso, esse é o que ouve a Palavra e logo a aceita com alegria.  21. Contudo, visto que não tem raiz em si mesmo, resiste por pouco tempo. E, quando por causa da Palavra chegam os problemas e as perseguições, logo perde o ânimo.

Jesus disse que passariam os por aflições, porém devemos ter bom ânimo porque É já venceu este mundo. Jo 9:3


3) Não apegar-se às coisas desta vida:

22. Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações desta vida e a sedução das riquezas sufocam a mensagem, tornando-a infrutífera.

Não podemos servir a dois senhores. Mt 6:24

Para seguir a Jesus precisamos tomar a cruz. Mt 16:24

4) Compreender a Palavra:

23. Mas, enfim, o que foi semeado em boa terra é aquele que ouve a Palavra e a entende; este frutifica e produz grande colheita: alguns, cem; outros, sessenta; e ainda outros trinta vezes mais do que foi semeado”.  - Bíblia JFA Offline

Quando compreendemos de fato a mensagem da Cruz, permanecemos em Cristo e por causa dEle damos fruto.

João: 15. 16. Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.  - Bíblia JFA Offline

Ministério Monte Sião

Ministério de Células - Esboço de Marcia Lembrance Morello